Your SEO optimized title

Como criar um plano de negócio eficaz

Como criar um plano de negócios eficáz

Escrever um plano de negócios pode ser muito trabalhoso ou divertido. Um plano eficaz pode ajudar sua empresa a ser grandiosa. Um plano de negócio pobre pode acabar com sua empresa. E não ter um plano de negócio é como pedir para falhar antes mesmo de começar.

Nem todas as empresas precisam de um plano de negócios vinculado a 200 páginas. No entanto, toda empresa precisa ter uma idéia de onde elas querem ir e como vão chegar lá. Este artigo aborda alguns pontos importantes sobre como escrever um plano de negócios que poderá levar sua empresa aonde você quer estar.

A primeira etapa de qualquer plano é ANÁLISE. Você precisa dar uma olhada muito objetiva em vários fatores que podem afetar seus negócios. Há muitos fatores a serem considerados, mas os dois principais são a concorrência e o ambiente operacional.

Vamos olhar primeiro para a competição. Todo negócio tem concorrência, mesmo se você acha que seu produto ou serviço é único. Como é isso? Bem, é bem simples, as pessoas têm escolhas a fazer. A escolha mais fundamental que eles fazem na maioria dos casos é comprar o que você oferece ou alguma outra coisa em algum outro lugar. Por exemplo, eu poderia comprar uma raquete de tênis ou comprar mantimentos. Os clientes muitas vezes tem dinheiro disponível para uma das opções, por isso a primeira tarefa é perguntar-se como é a minha concorrência e posso vencê-los? Quanto mais você entende sua concorrência, mais você pode desenvolver sua estratégia de negócios de ser diferente e superá-los.

Agora vamos dar uma olhada no ambiente operacional. Isso significa que os fatores que afetam sua área de operação provavelmente afetarão o desempenho do seu negócio. Para algumas empresas isso inclui olhar ao redor do mundo e em outros casos, é apenas o seu bairro local. Você precisa fazer perguntas como:

Como vai a economia?
Como é a confiança do consumidor?
Onde está a tecnologia na minha indústria?

Depois de responder a todas as perguntas, você precisa decidir como isso pode influenciar negativamente ou positivamente seu desempenho.

Agora você sabe mais sobre sua concorrência e ambiente operacional, é hora de definir alguns OBJETIVOS. Decidir o que você quer alcançar no período que seu plano de negócios cobre. Dizem que bons objetivos são SMART. Isso é específico, mensurável, realizável, realista e direcionado. Aqui está um exemplo de um objetivo SMART para um negócio hipotético.

Até o final deste ano, teremos um aumento nas vendas do produto X em 7,5% em relação ao ano anterior.

Você pode ver como esse objetivo é claro. É muito mais fácil obter alto desempenho com objetivos claros.

Agora você precisa delinear sua ESTRATÉGIA. Como você vai alcançar seu (s) objetivo (s)? É aí que o seu plano de marketing geralmente aparece, pois ajuda a descrever os programas que você executará para atingir o (s) objetivo (s) desejado (s). Para continuar o exemplo acima, nossa estratégia pode ser obter distribuição para o nosso produto em uma nova grande cadeia de varejo.

Para fazer sua estratégia funcionar, você deve alocar os RECURSOS apropriados. Certas coisas precisam ser fornecidas para alcançar seu objetivo. Isso poderia ser moeda, pessoas, equipamentos, etc. Seu plano deve ter incluído os recursos que você está alocando e por que você acredita que isso é adequado para obter o resultado.

Todos os planos de negócios também possuem algumas PROJEÇÕES. Estas são suas finanças básicas que você planeja entregar. Você está esperando um lucro ou perda? Quanto?

Por último, você precisa permitir CONTINGENCIAS. As coisas mudam o tempo todo e seu plano precisa considerar essas possibilidades com antecedência. Uma boa maneira de fazer isso é perguntar o que fazer se isto acontecer?

E se um novo concorrente entrar no nosso mercado?
E se um distribuidor deiar de ter nosso produto?
E se as taxas de juros aumentarem?

Sua análise deve lhe dar uma idéia de possíveis contingências. Contingências exigem um plano B de emergência. Isso poupa muito estresse se você tiver algumas ideias documentadas para lidar com elas antes que elas se tornem um grande problema.

Escrever um plano de negócios nunca é perfeito, o plano está no papel e você está operando no mundo real. No entanto, um bom plano pode realmente guiá-lo na direção certa, além de ser preciso em caso de buscar um financiamento. Tome tempo para colocar o pensamento real em preparar o seu plano acima de tudo.

Paulo Ávila

 

Prominas