O que é PNL

Vamos te ajudar a viver a vida em alta performance!

O que é PNL

O que é PNL - Programação Neuro Linguística

Como instrutor de Coaching e PNL , muitas vezes me perguntam: "O que é PNL?"

O termo PNL significa programação neuro-linguística e foi cunhado no início dos anos setenta por John Grinder, professor assistente de lingüística da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e Richard Bandler, um estudante de psicologia na universidade. Eles começaram seu trabalho estudando Fritz Perls, uma psicoterapeuta e criadora da escola de terapia Gestalt, Virginia Satir, uma conhecida terapeuta familiar e Milton Erickson, um hipnoterapeuta mundialmente famoso. Sua intenção era modelar terapeutas excepcionais e identificar padrões, a fim de que outros praticantes pudessem usar esses padrões para gerar resultados semelhantes. Pode-se dizer que a PNL é sobre a identificação de excelência através da exploração de padrões e, em seguida, a criação de meios para que outros usem esses padrões para alcançar resultados semelhantes.

A PNL também se baseia em trabalhos anteriores, como os reflexos condicionados de Ivan Pavlov (1904). Na PNL, isso é chamado de ancoragem. A PNL tem resultados teóricos desenvolvidos por outras pessoas e os torna disponíveis para você e para mim, para que possamos melhorar nossas vidas e bem-estar.

A PNL é mais do que apenas técnicas. É uma curiosidade sobre como as pessoas que são grandes realizadoras realizam o que realmente se propõem a fazer. É também uma metodologia que ajuda você a descobrir os padrões de pensamento e comunicação que impedem que você seja bem-sucedido e mostra como alcançar os resultados de pessoas bem-sucedidas. Ou seja, a PNL é um processo de descobrir os padrões de excelência dos especialistas, e torna disponíveis esses meios eficazes de pensar e comunicar para que outros o usem em benefício próprio ou para ajudar os outros.

A PNL teve suas origens na terapia e agora é aplicada em todas as áreas do empreendimento humano como educação, saúde, esportes, negócios e, talvez mais importante, relações interpessoais.

Vamos analisar os termos programação neuro-linguística.

Neuro se refere à sua neurologia (órgãos dos sentidos). É sobre como você absorve informações. Por exemplo, você usa seus olhos para ver as coisas em seu mundo. Você também experimenta ou percebe eventos através de seus outros sentidos: aural (audição), cinestésico (toque tátil ou sensação emocional), gustativo (gosto) e olfativo (olfato).

Linguística refere-se à linguagem. Imagens, sons, sentimentos (cinestésicos), gostos, cheiros e palavras que você usa para lembrar e dar sentido a uma experiência particular (ou para prever uma experiência futura). Por exemplo, você pode se lembrar do seu café da manhã esta manhã? Quando você se lembra de tomar café da manhã, consegue ver uma imagem em sua mente ou pode ouvir sons (talvez um rádio estivesse ligado ou você estivesse envolvido em uma discussão com sua família). E quanto aos gostos e cheiros? E como você estava se sentindo. Feliz, cansado, animado?

Pense em um evento significativo em seu futuro próximo. Você imagina ser bem sucedido? Ou falhando? As imagens, sons, sentimentos, gostos, cheiros e palavras que você usa para descrever experiências futuras influenciam o que realmente acontece. Você cria sua própria realidade!

A programação refere-se aos seus hábitos, padrões, programas e estratégias. Se é um dia de trabalho, você segue uma rotina específica enquanto se prepara para o trabalho? Talvez você goste de ficar na cama por mais cinco minutos depois que o alarme disparar. Você toma levanta e toma banho imediatamente ou toma o café da manhã primeiro? Se você tiver tempo para ver o que faz, tenho certeza de que verá um padrão que você seguirá preparando-se para o trabalho. Se por algum motivo você não seguir esse padrão, você se sente sentindo que algo está faltando?

Você tem padrões, hábitos, estratégias e programas para tudo o que faz. Alguns desses padrões servem a você, mas outros não, resultando em resultados indesejados. Você pode estar totalmente ciente de alguns dos seus padrões. Você pode se tornar consciente dos outros somente quando alguém chamar sua atenção para eles. E você pode optar por esquecer rapidamente esses padrões porque deseja evitar abordar essa parte da sua vida. E ainda existem outros padrões de que você não tem consciência, mas eles continuam a influenciar como você cuida de si mesmo, se comunica com os outros e realiza suas tarefas diárias. Se os padrões lhe servirem, isto é, gerar resultados positivos em sua vida, ótimo! No entanto, se você achar que alguns padrões não atendem a você, não seria útil identificar esses padrões e alterá-los para que funcionem a seu favor?

Pergunta: Quem implantou esses padrões, hábitos, estratégias e programas em você? Claro que você fez. Então, quem pode mudá-los? Só você. Mas primeiro, você deve se tornar ciente de que você executa esses padrões. Este é um dos maiores benefícios da PNL . Tornar-se consciente dos padrões, hábitos, estratégias e programas que você está executando inconscientemente e, em seguida, usar as técnicas da PNL para alterá-las para alcançar os resultados desejados.

Paulo Ávila